Tuesday, July 24, 2007

O orkut é um site que começou com uma proposta bem legal, mostrar que todas as pessoas do mundo estavam ligadas umas às outras por uma rede de relacionamentos. Por isso, você soh poderia entrar sendo convidado por uma pessoa que ja estava dentro da rede. Mas como muitas outras coisas (ideologias, religiões, etc) o tempo e outros fatores acabaram distorcendo a imagem inicial da coisa, e hoje o orkut tá bem longe da sua proposta inicial.

Sou usuario do orkut, me limito a enviar mensagens para amigos e trocar ideias em comunidades sobre assuntos do meu interesse. O orkut é uma otima ferramenta quando utilisada "saudavelmente", você pode encontrar pessoas interessantes que compartilham os mesmos gostos que você, além de muita informação util (sabendo filtrar bem). Mas às vezes me deparo com umas coisas que me deixam meio grilado.

Em uma das minhas passeadas rapidas pelo orkut, me deparei com mais uma coisa pra adicionar à minha futura tese de antropologia sobre o comportamento humano baseado no orkut: os tais dos fakes.

Fui deixar um scrap pra uma amiga e simplismente tinha um fake pedindo autorização pra usar as fotos dela (educado, não?). Acho que a pior parte foi que ela aceitou! Essa pessoa simplismente tinha centenas de amigos, comunidades, blog e flog, tudo baseado na identidade alheia. Sinceramente, achei isso muito perturbador, e nao consigo deixar de imaginar até onde isso pode ir.

O fato dos brasileiros terem aderido em massa a esse serviço é um fato muito interessante, e explica um pouco o carater da nossa população como um todo: muito comunicativa, sem medo de se expor, e de certa forma inocente (fala sério, colocar endereço, numero de telefone e a foto daquele carrão pra todo mundo ver?). Os meus amigos franceses ficaram bobos quando me viram acessando o site, disseram que não é do feitio do francês aderir a uma coisa dessas. Os poucos que conheci que participam restringem seus profiles a informações basicas.

Eu também queria comentar os "xavecorkuts" (acabei de inventar essa), aquele povo que paga de modelo (ou de puta), entra em comunidades futeis como "Se me inveja, me supere" que tem milhares de pessoas e nenhum topico, soh pra ganhar kilos de elogios (de outros xavecorkuts). Mas isso é papo pra outro post...

E eu vou ganhar o Nobel de psicologia, escreve ai.

3 Comments:

  • Por isso eu dou moral pra quem coloca foto do Dom Corleone ou do Sloth no Orkut, em vez de colocar fotos photoshopadas até no talo.
    Psicologia é o caralho, vai beber que vc ganha mais!

    By Anonymous Anonymous, at 11:30 AM  

  • eu acho o orkut uma excelente ferramenta d relacionamento.
    como toda ferramenta, é claro q tem mta gente q não sabe usar. acaba sendo uma amostra do mundo real.
    no mundo tem muita gente tosca
    na internet tem muita coisa tosca
    no orkut não poderia ser diferente

    By Anonymous Anonymous, at 4:07 PM  

  • clap clap clap

    By Blogger BonaTTo, at 3:33 PM  

Post a Comment

<< Home