Tuesday, September 26, 2006

Okey Dokey. Aqui estou eu, nessa terra estranha, com esse povo estranho, com essa comida estranha, com essa lingua estranha e o pior, esse maldito teclado estranho! (to apanhando aqui, quem teve a brilhante ideia de trocar o Q e o A de lugar??) Whatever, vamos la. Soh estou aqui a pouco mais que uma semana, mas ja aconteceu tanta coisa q se eu for escrever tudo ninguem vai ter saco pra ler. Entao vou tentar condensar ao maximo!

Viagem
No dia 13 de setembro sai de Viçosa com destino a BH, onde eu teria cerca de 12 horas pra matar a saudade de 1 ano da Laurinha e da Ju, minhas duas amigas que por uma triste coincidencia voltaram da França no dia que eu estava indo. O dia foi otimo, conheci a familia da Laurinha (tudo gente boa) e acabei entrando de gaiato na festa de boas-vindas dela. No outro dia de madrugada peguei um voo pra SP (junto com o resto da gangue brasileira, 10 no total!) onde tive que ficar o dia inteiro esperando o outro voo com destino a Paris (foi um saco). O voo pra Paris, apesar de longo (12 hrs) foi tranquilo, pq o aviao era confortavel, a comida boa e tinha um monte de filme pra ver. Chegando la, o primeiro desafio: arrumar transporte facil e relativamente barato até a Gare de l'Est, onde deveriamos pegar o trem pra Nancy. Problema resolvido em 5 minutos, quando um cara ofereceu uma van gigante por 10 euros cada um (precinho camarada). Infelizmente nao deu pra ver mto da cidade no trajeto aeroporto/gare, fazer oq.

Nancy
Depois de umas 4hrs de viagem de trem (passando por cidadezinhas minusculas e aquelas classicas planicies com trigo e vaquinhas pastando) finalmente chegamos no destino. Todos mortos, nem aguentando ficar em pé direito. Ligamos pro Desobry (professor responsavel pelos brasileiros aqui, muito gente boa) e ele nos ajudou a chegar no Placieux, onde vai ser minha casa pelos proximos 6 meses. Meu quarto eh bem legal, maior que eu imaginava, com uma escrivaninha grandona, cama, armario, pia e varias estantes. Nao bastava a gente ter vindo em 10, encontramos mais 3 brasileiros no Placieux: a Paty, mestranda da UFSC e a Gena e o Rodrigo, la da UnB. Agora que eu nao aprendo frances hahahaha E conhecemos mais uns 5 que estao em outro alojamento.

O RU eh bom, por $2.75 voce tem direito a uma entrada (salada, fruta), um prato principal (meu deus, como eles amam batata frita!!), um pao (ironicamente o nosso pao frances eh melhor que o pao frances deles), dois acompanhamentos (fruta, iogurte, queijo, DANETE!) e toda a agua que voce puder beber.

A primeira semana de aula foi dificil. O fuso horario pegou de jeito, dificuldade de adaptaçao com a comida (saudade do arroz com feijao), muitas aulas de estatistica em frances (em portugues ja era dificil...) e pra completar correr atras de um monte de documento. No primeiro dia de aula rolou uma apresentaçao, fiquei nervoso e falei igual um indio (mim andre, eu vir do brasil uga uga) mas o povo da minha sala eh bem atencioso e paciente comigo (to me sentindo uma criança de 5 anos mas tudo bem). No geral a lingua nao tem sido um grande problema, to entendendo quase tudo nas aulas.

A primeira festa foi melhor do que eu esperava. Existem algumas "pequenas" diferenças como a cerveja ser quente, o povo nao saber dançar e pessoas do mesmo sexo se esfregarem de maneira comprometedora. Mas no geral nao eh das piores, soh que estranhamente lembra bastante aquelas festas americanas que a gente fazia qnd tinha uns 15 anos.

Bem, nao vou ficar contanto tudo pq ai perde a graça. Com o tempo vou contando tudo com mais detalhes, e vou ver se compro uma cam digital pra mostrar tudo (aqui eh tudo mto bonito!!).

That's all folks!

5 Comments:

  • Ebaaa!!!
    Primeiro!!
    cara, que odisseia, já fiz os comentários que tinha que fazer com vc pelo MSN...
    Agora queria deixar registrado aqui a parte das festas!
    É muito igual as nossas cara!!!
    Mas aqui a cerveja quente não é de proposito, e sim um acidente, pois o burro do responsável pela festa demorou a pedir a cerva, as pessoas do mesmo sexo não se esfregam, se apertam, e mesmo assim sem segundas intenções e dançar a gente nunca soube né!!
    Mantenha-nos informado!!
    Vai ser foda essa comunicação escrita!!
    E boa sorte indio Brasileiro!!
    =P
    Abraços fiiii, nem preciso falar mais nada né!!
    Ah, vou fazer igual esses EMO'S andam fazendo..
    Vc mora no meu S2
    uahuahauhauahuahu
    Que coisa gay, mas vc deve estar se acostumando com coisas gay's né!!
    =P
    Ufa, falei d+++ já!!
    Fuiiii!!
    P.S: Num acredito que fiquei acordado até 15 pras 6 da manhã p ler suas aventuras na França!!

    By Anonymous Anonymous, at 1:48 AM  

  • vc quis insinuar que os rocks dai são paiosca?!

    By Anonymous Anonymous, at 2:11 PM  

  • não é à tôa que batata frita em inglês é french fries!

    ;)

    aaaaaaaaaaaah
    mel dando pala sem parar!!

    =*

    By Blogger Maiara Zortéa, at 5:00 PM  

  • < Uga uga André ... hehehe...faço idéia, vê se arruma tempo para tirar fotos, deve ter lugare lindos. A' tout à l' heure! >

    By Anonymous Anonymous, at 5:53 PM  

  • Que saudades disso...

    By Blogger :[marz]:, at 3:05 PM  

Post a Comment

<< Home